As Vantagens de Financiar o W20 no Kickstarter



O modelo de financiamento via kickstarter tem se mostrado efetivo e tem tirado várias ótimas idéias do papel que poderiam não ver a luz do dia. A lógica do site é bem simples. Qualquer um pode enviar seu projeto. O pessoal do Kickstarter avalia a qualidade e vê se ele se encaixa no perfil criativo dos projetos que vão para o site. Se sim, é definida uma quantidade de dinheiro, o prazo (de 1 dia até três meses) e recompensas para os doadores, e o projeto vai ao ar. Se for levantada toda a grana pedida dentro do prazo, o dono da ideia fica com ela, se não, ele não leva nada e o dinheiro não é debitado da conta dos incentivadores. O que beneficia tanto autores, que pulam a etapa burocrática de vender sua ideia a um investidor que acredite no projeto, empresas, que não precisam arriscar seu capital bancando tudo e ainda correndo o risco de ter milhares exemplares parados em seu estoque, e fans, que podem ter em mãos o objeto de seu desejo, o qual talvez nunca existisse sem esse formato de arrecadação. Quarenta e um porcento dos projetos do Kickstarter não obtém sucesso e voltam pra gaveta, mas no caso de Werewolf 20 anos, o projeto foi um sucesso retumbante, ultrapassando mais de 400% do valor inicial estimado para arrecadação.

Ao alcançar a meta estabelecida em U$85.000,00 a ideia saiu do papel e virou realidade, mas quanto mais o valor crescia além do esperado, os autores do projeto começaram retribuir o apoio dos investidores com "recompensas" que iam incrementando o projeto. W20, conseguiu a proeza de que seus financiadores se interessassem a tal ponto, que todas as metas colocadas por Richard Thomas fossem batidas, fazendo com que os "upgrades" fossem muitos, e agora, em primeira mão, você vai ficar por dentro de todo o conteúdo que chega aos jogadores/investidores em janeiro:

Inicialmente para se obter o livro físico eram necessárias U$145.00 "doletas" com frete incluso para não americanos. Podia-se ir incrementando sua recompensa aumentando esse valor inicial, as opções básicas eram:

+ U$ 10,00 dólares era incluído um escudo do mestre original desenhado pelo Steve Prescott
+ U$ 20,00 dólares seriam enviados em seu e-mail exemplares em pdf dos romances; When Will You Rage, Drums Around The Fire, e The Silver Record.
+ U$ 40,00 dólares era incluído os quatro livros da coleção "Litany of the Tribes", que é uma compilação dos 13 livros de tribo originais.
+ U$ 45,00 dólares era acrescentado ao pacote as três edições do Guia do Jogador
+ U$ 245,00 dólares você "crinava" sua edição que já era de luxo, em uma versão Heavy Metal, que possui capa de couro com relevo metálico, e tratamento de páginas especial.



As opções de "lances" e "recompensas" especiais eram muitas e variadas, as mais comuns incluíam brindes como wallpapers, a inclusão do seu nome ou de até cinco de seus personagens impressos nos agradecimentos do livro e diversos outros PDF's oficiais. Os de valores mais significativos  (a partir de U$ 250,00) incluíam desde receber uma arte original do concept do livro clássico até ter seu próprio personagem sendo desenhado por Ron Spencer, passando por ter um personagem citado em livros como o Rage Across the World ou contribuindo ainda mais um pouco, ele poderia participar efetivamente sendo mencionado em um conto do livro “When Will You Rage 2” (U$ 420,00), telefonemas de agradecimento, participar das conversas dos autores e receber e-mails de todo processo criativo (+ de U$ 1.000.00), e até mesmo jogar uma sessão de 4 horas de LoA via Skype mestrada pelo próprio Ethan Skemp para seu grupo (+ de U$3.000,00,  algo em torno de R$ 6.200.00 na cotação de hoje). 

Todos esses brindes especiais "comprados" eram geralmente limitados a um certo número de investidores e ficaram quase que exclusivamente ou para os americanos mais ricos e (ou) apaixonados, mais embora meu personagem não estrele nenhum romance, as contribuições deles ajudaram não só a mim, como  a todos os demais a terem um custo benefício ainda melhor:

Ao atingir U$95.000,00; eles prometeram disponibilizar para todas os contribuintes, um PDF de no minimo 48 paginas com todo o "making of" criativo do livro, contanto o processo de criação desde seu planejamento, (incluindo todas as artes conceituais) até a sua conclusão.  

Chegando aos U$110.000.00, todos os apoiadores receberam um romance inédito de Bill Bridges (escritor do famoso "The Silver Crown", o conto em que Jonas Albrecht encontra a coroa de prata) em formato ebook  meses antes de ser comercializado

Na casa dos U$130.000,00, aqueles que contribuíram com mais de U$ 20,00, vão receber  o PDF Skinner, que traz uma aventura inédita escrita por Ethan Skemp e deve ter por volta de 48 a 60 páginas. Segundo o autor, ela ficará marcada pela presença de um dos maiores vilões do cenário até hoje; Sam Haight

Com U$150.000,00 todos ganham automaticamente um PDF com um romance inédito escrito por Mike Lee, desenvolvedor do clássico Demônio a Queda.

Aos U$170.000,00 foi confeccionado o escudo do narrador de 3 partes com todas as tribos reunidas e ilustradas por Steve Prescott de uma lado e todas as informações necessárias para o jogo do outro.

Acumulando U$185.000,00 foi prometida a inclusão de mais um ou dois marcadores, o que num livro de 600 páginas é bastante útil rs!

Ao chegar na expressiva marca de U$200.000,00, eles puderam financiar os escritores para então prometer como recompensa a inclusão de personagens próprios nos livros oficiais, também deu recursos para colocar no livro o nome de 5 personagens (eles alteraram por logística para um personagem por livro adquirido) de cada contribuidor no hall de agradecimento do livro e de quebra todos vão receber o inédito "Werewolf the Apocalypse Fiction Anthology" em formato PDF, escrito por vários autores dessa nova e da velha guarda dos títulos do Apocalipse.

Com U$220.000,00 todos que contribuíram com mais de U$ 20,00, ganham o direito de baixar gratuitamente o app para Apple "W20 Onyx Path Dice Rolling", que vai permitir que você faça todas as rolagens do jogo no seu iphone.

Na incrível marca de U$250.000,00,  todos que adquiriram uma cópia física do livro, receberam como recompensa um pacote de expansão totalmente novo do cenário Wild West, também escrito por Ethan Skemp, e que amplia ainda mais os horizontes dos mestres do novo W20.

Com U$280.000,00 todos que contribuíram acima de 20 doletas ganham o original: "Wild West Sourcebook" em pdf para corroborar com o novo pacote de expansão.

Nos U$300.000.00 todos que contribuíram com mais de U$ 20,00, recebem uma cópia em PDF do Werewolf Translation Guide e (agora sim, pasmem!) uma cópia em PDF do livro de tribo dos UIVADORES BRANCOS!!!!

Nesse ponto o projeto cresceu tanto, que eles tiveram que inventar um brinde de ultima hora, então quando a arrecadação bateu na casa dos U$315.000.00, eles anunciaram que no livro de tribo dos Uivadores Brancos, assim como em todos os tribebooks clássicos da segunda edição, vai haver uma introdução em quadrinhos de oito paginas. No total foi somado mais de U$380.000.00 e eles prometeram muito, mais. Estamos no aguardo, qualquer novidade, contamos pra voce aqui no Rage Across Brasil.

Preview da Tribo dos Uivadores Brancos

2 Comentários

  1. Queria muito ter uma cópia do PDF 'com todo o "making of" criativo do livro'. Enorme curiosidade de ter em 'papel' um documento que explane como foi feito o desenvolvimento do livro.

    Ver perguntas chaves serem respondidas por eles, como: o que os jogadores novos e antigos de WtA querem hoje; o que queremos passar para os fã do jogo sobre seu cenário e possíveis atualizações contemporâneas (tipo essa onda de preocupação com efeito estufa e reciclagem); quais Dons ficam da forma que conhecemos e quais merecem uma repaginada (e por quê)>

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que esse foi um dos brindes que mais gostei ao lado da aventura Skinners, a expansão de Wild West e o Tribebook dos Uivadores Brancos. Tenho que ser sincero e dizer que tambem teve uma encheçãozinha de linguiça discreta ao dar alguns pdf's antigos que a maioria já deve possuir. Mas no balanço foi mais positivo que negativo e o bom do making of é que ele foi pra todos, se vc contribuísse com 1 dolar vc recebia, ao contrario de algumas outras recompensas

    ResponderExcluir