Jason Carl fala tudo que você quer saber sobre Vampiro: A Máscara 5ª edição V5


A boa filha, à casa torna!

Aliás, a Malkavianinha quem vos fala nunca deixou o Rage Across Brasil, apenas tirei algumas noites para resolver assuntos da Espada de Caim.

Brincadeiras à parte, você pode estar se perguntando: Quem é Jason Carl? E por que uma espécie de entrevista coletiva ao vivo? Bem, Jason Carl é ninguém mais ninguém menos que o produtor do V5, a quinta edição. O alto escalão da nossa querida White Wolf.

E para quem está antenado aos últimos assuntos referentes a Vampiro: A Máscara na internet, sabe o que ocorreu nos últimos dias. Inclusive postamos a declaração oficial de Mark Rein-Hagen aqui no blog. 

Mas deixando a treta de lado e não alimentando falácias de algum antagonista anônimo, a White Wolf nos agraciou, na data de hoje, plena sexta feira 13, uma coletiva ao vivo. Nessa coletiva, Jason Carl respondeu centenas de fãs do mundo todo, todos curiosos acerca do novo material e obviamente, sedentos por spoilers.



Eu, Alessa Malkavian, representando nosso time Rage Across Brasil e todos os fãs brasileiros, adentrei as camadas da umbra em projeção psíquica e com mais alguns sucessos, tive mais de uma pergunta respondida ao vivo, dentre centenas de fãs de todas as partes do mundo. Além das minhas perguntas, você confere: imagens exclusivas de paginas do V5 e outras perguntas pertinentes de fãs, para deixar você caro leitor, ainda mais na fissura pelo V5.


Primeiramente, notei que muitos fãs questionavam possíveis mudanças no sistema e como consequência, a adaptação para o V5. Por isso, o questionei sobre esse assunto. Perguntei se poderíamos utilizar conhecimentos da 3a edição e V20 ou se esperaríamos uma mudança completa no V5.

Jason respondeu que o V5 definitivamente é um sistema novo. Ainda veremos itens da ficha como habilidades, disciplinas e força de vontade. Em contrapartida, a grande inovação é o sistema da fome. Segundo Jason, fácil compreensão para os jogadores e narradores. E logo, perceberemos a aplicação desse novo sistema. Muito do que estamos habituados permanece, mas o modo de explorá-los, esse muda.  Jason salienta que o sistema de fome não visa aplicação nas outras edições, mas para a nova, utilizaremos facilmente. Na opinião dele, a criação do vampiro será um grande diferencial. Para Jason, a melhor parte é a visão da mesa com a nova edição. Facilitando a interação entre o grupo e não só questões individuais, proporcionando experiências do jogo em equipe. Os membros do grupo poderão decidir juntos como jogar da melhor maneira.



Aos antitribu, fanáticos pela Espada de Caim como eu, permanecemos tranquilos e agora longe de especulações. Jason respondeu a outro espectador que em 2019 será disponibilizado um material específico para a seita.

Outro espectador, pontuou se o livro de regras permitirá acesso à Demência por parte do clã  Malkavian. Jason respondeu que sim. Sobre o modus operandi da Taumaturgia, Jason Carl responde que brevemente, a Taumaturgia sofreu mudanças. Ao que tudo indica ela é mais difícil de acessar e obter. Porém, a disciplina tal qual os Tremere, ainda existirão no cenário da 5a edição.

Jason Carl em uma de suas respostas a outro fã, desmitifica a questão sobre qual clã ser mais fácil ou difícil de jogar, até mesmo para novos jogadores. Ele diz que o V5 quer que você apenas reflita : Que tipo de Vampiro eu quero ser?

Aos fãs de Demônio: A Queda, uma boa e má notícia. A boa é que há intenções de uma próxima edição. A má é que a White Wolf sequer tem previsão para tal. A justificativa é que recém finalizaram a 5a edição de Vampiro: A Máscara.


E vocês acham que eu esqueci da pergunta de 1 milhão de reais? Não senhores! A dúvida sobre nos ser disponibilizada uma tradução oficial e de qualidade perdurou até hoje. Perguntei como a White Wolf e sua nova política enxerga o mercado brasileiro. Se teria tradução em nosso idioma e a previsão para tal.

Jason antes de tudo, agradeceu a força e suporte que os fãs brasileiros proporcionam à White Wolf. Eles nos observam sim e se preocupam com um material para os brasileiros. Jason contou que eles pretendem traduzir ao máximo de idiomas que puderem e tao logo, pretendem abrangir o mercado internacional, todo o globo.


Esse conteúdo fez parte da coletiva durante o stream de hoje, no canal da White Wolf Entertainment no site Twitch.com

Quem pôde acompanhar ao vivo, sentiu a emoção de saber que uma empresa como a White Wolf está atenta em seus fãs e suas expectativas. Quem quiser conferir o áudio das minhas perguntas, disponibilizo logo abaixo.

P.S. A qualidade do áudio está discutível (mentira, está horrível.)





E pra quem acha que a moral do Rage Across Brasil já estava alta... Segura só essa:


Alessa Malkavian

4 Comentários

  1. Ótima matéria.
    E a White Wolf postou a coletiva na integra, no canal deles no youtube. Seria interessante incluir link na matéria, ou fazer outra postagem sobre.

    Link da coletiva:
    https://youtu.be/kH7Ce1t04_4

    ResponderExcluir
  2. Ansioso pelo V5. Muito curioso para ver as mudanças e contente por ser um sistema novo. Só um tantinho "preocupado" com o quesito "grupo". Mas espero e torço pelo melhor.
    E excelente pergunta, Alessa.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria. Mal posso esperar por mais novidades! :D

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, alguém sabe me dizer se, hipotéticamente falando, um vampiro de Vampiro a Máscara sofrería Dano Agravado caso seja atingido por luz ultra-violeta (Ainda que artificial, como de uma lanterna por exemplo)?

    ResponderExcluir