Malkavian Brainstorm - Trackers and Damage V5



No Malkavian Brainstorm de hoje, vamos falar sobre os trackers Health e Willpower, como eles impactam o jogo e seu personagem e principalmente, como são apresentados nessa nova edição do Vampiro: A Máscara, V5.


VITALIDADE E FORÇA DE VONTADE



Os novos conceitos de vitalidade e força de vontade darão aquele "je ne sais quoi”, a cereja do bolo da sua narrativa.

Na ficha padrão não vemos mais a vitalidade na parte de baixo.

Agora vemos o que o livro chama de Trackers, frequentemente traduzido como rastreadores ou individualmente como vitalidade e força de vontade. 


A parte Bela&Moral dessa história é que você agora leva dano superficial e agravado, ao Tracker danificado (Willpower ou Health/ se não os dois.)

Mas Alessa, como toma dano agravado em Willpower? Ora, sendo humilhado, envergonhado, perdendo a mão em uma conversa, em debates, falando mais do que deveria, ser submetido a torturas mentais de alguém mais forte, tendo seus segredos jogados no ventilador, sua Touchstone sofrendo as consequências dos seus atos - sendo usada para te afetar -  são alguns exemplos básicos que podem ser listados rapidamente.

Já o dano superficial é mais light e mais fácil de curar. Algo como ego ferido, um constrangimento, enfim situações que não te causem nada muito duradouro, só aquela ressaca moral.

Vale ressaltar, que a recuperação de um dano agravado na tracker Willpower pode nem dar luxo ao vampiro tentá-la, o livro conta a história de párias que viram a luz do sol depois de tantos danos (leia aqui como o desenrolar dos efeitos de uma Tracker Willpower devastada de dano agravado.)

O que tudo isso significa no fim das contas? É que o jogo te encoraja a simplificar, você é um Storyteller, um jogador, um contador de histórias, não uma máquina de rolagem de dados, uma calculadora ambulante de inúmeros pontos em ficha.

Aquela hora que criatividade é tudo.

Pra quem gosta de jogar uma história rica, de penetrar nas camadas do horror, vivenciando aquele char, se prepare pois o V5 há de te proporcionar tudo isso e mais um pouco.

E não menos importante recrutas, diálogo e diversão.

O sistema pode parecer um pouco hostil aos novos narradores, mas uma breve imersão na leitura há de te deixar completamente livre e tranquilo.

As mecânicas são fáceis de aprender, de imaginar, de pensar em exemplos e o livro também ajuda nisso com pequenos exemplos de cena.




BEM VINDOS À QUINTA EDIÇÃO DE VAMPIRO: A MÁSCARA.



TRACKERS E AS PARADAS DE DADOS – Vampire The Masquerade 5th edition pg. 119

Três dos seus atributos, são diretamente relacionados a duas paradas de dados, chamadas trackers, ou rastreadores se assim você preferir chamar. 

São eles : Stamina, Composure e Resolve.

O valor de sua Stamina na ficha, você adiciona +3 para preencher a tracker HEALTH.

Exemplo : John tem Stamina 3 na ficha, sua tracker Health será 6.

Já Composure e Resolve terão seus valores somados, o resultado será sua tracker WILLPOWER.

Exemplo: John tem Composure 3 e Resolve 2, sua tracker Willpower será 5.

As paradas de dados dos trackers baixam e aumentam na medida em que os personagens gastam ou recebem dano neles. E não podem exceder seu valor inicial.

Se o Narrador pedir um teste usando o tracker , a parada de dados será igual ao valor não danificado atual dessa característica, e não à classificação completa do tracker. Nenhuma parada de dados pode ficar abaixo de 1, então um teste de uma parada de dados vazia ainda produz um dado.

No exemplo do livro, Bhavna tinha Willpower 7 como valor inicial, mas durante a sessão ela gastou 3 pontos. Então, na hora de rolar, sua parada de dados foi igual à 4.




CONCEITOS BÁSICOS DOS ATRIBUTOS



O conceito da Composure é bastante parecido com autocontrole na sua definição e até então me refiro a ela assim nos backstages de minhas narrativas. Composure nada mais é que a capacidade que o personagem tem para controlar suas emoções. 

Resolve provê ao personagem foco e determinação, capacidade de resistir a distrações, concentração e remete a uma espécie de Fortitude mental segundo as definições do livro.

Stamina é o que chamamos de vigor. É a forma que seu corpo lida com ferimentos e danos. 



DANOS – Vampire The Masquerade 5th edition pg. 126

Os chars aplicarão o dano ao tracker respectivo. Health ou Willpower.


Salvo disposição em contrário, dividir dano superfcial ao meio (arredondando para cima) antes de aplicá-lo ao tracker.

Marque cada nível de dano Superfcial na ficha de personagem fazendo um “/” em cada caixa.

Marcar dano agravado na ficha de personagem fazendo um "X".

INCAPACIDADE - Vampire The Masquerade 5th edition pg. 126

Uma vez que o personagem sofra dano suficiente (de qualquer tipo, ou uma mistura) para completar seu tracker, ele ficará incapacitado. Personagens incapacitados perdem dois dados de todas as paradas de dados relevantes: Paradas de dados físicas para o tracker Health quando incapacitado, paradas de dados Sociais e Mentais da Força de Vontade incapacitada e quaisquer outras paradas de dados que o Narrador acredita estarem igualmente enfraquecidas.

A critério do Narrador, NPCs mortais são incapacitados em este estágio.

Para cada nível de dano de qualquer tipo, superfcial ou agravado, que um personagem leva enquanto incapacitado, converta um dano Superficial anteriormente mencionado em dano Agravado numa base de um para um. Troque o “/” para um “X” na caixa; Lembre-se de reduzir pela metade o dano superficial como de costume antes de convertê-lo. 

Quando um ponto é voluntariamente gasto a partir de um tracker, como ao usar a Força de Vontade para rolar novamente os dados, marque-o como dano superfcial, um “/”. Se todos os pontos já estiverem superficialmente danificados, transforme um em dano agravado, conforme as regras usuais de incapacidade.

O dano superficial sofrido através de gastos não é reduzido pela metade.

FIM DO TRACKER - Vampire The Masquerade 5th edition pg. 127

Um personagem com seu tracker completamente cheio de dano Agravado está fora do conflito, possivelmente permanentemente. Em um combate físico, eles estão em coma ou mortos (se mortais), ou caem em torpor.


Preencher o tracker de Força de Vontade com dano agravado fora de um conflito social não tem efeitos imediatos que não sejam incapacidades.

Se isso acontece dentro de um conflito social, o personagem derrotado desmorona completamente e é humilhado, em situação embaraçosa, cai no conceito. Eles podem ser expulsos da côrte, perder pontos em Status ou outras qualidades, ou sofrer qualquer outra conseqüência que o Narrador decidir. (Note que uma dessas conseqüências pode muito bem ser a morte do personagem).


That's all folks, esse foi o Malkavian Brainstorm de hoje.

Viram que roupagem nova e sensacional a quinta edição nos fornece em itens que estávamos habituados?

Dicas: parcimônia ao gastar FV e Fortitude. Mas sobre a Fortitude falaremos numa próxima ocasião.

0 Comentários